Programa de Compliance do Grupo Marista

O Grupo Marista é uma instituição focada no ser humano e o nosso Programa de Compliance atua como instrumento balizador das relações diárias. O programa tem especial importância ao apontar caminhos para a convivência harmoniosa, ética, produtiva, transparente e motivadora das transformações positivas que buscamos em nossos ambientes de trabalho e na sociedade como um todo.

Canal Direto e Ouvidoria

Meios de comunicação que disponibilizamos para todas as partes relacionadas do Grupo Marista. Estão disponíveis na internet, telefone e presencialmente em nossos hospitais. São canais amplamente divulgados aos colaboradores, fornecedores e clientes.

Auditoria Interna

Nossa função de governança que atua de forma independente, como apoio à Presidência e aos nossos órgãos de governança (Comitê de Auditoria e Conselho de Administração).

Analytics (Dados)

Temos uma plataforma em constante evolução criada para assessorar as atividades de Auditoria Interna, Gestão de Riscos e Compliance do Grupo Marista. Realizamos consultas em diversas fontes de dados (internas e externas) para prover informações analíticas e gráficas que auxiliem nas tomadas de decisões estratégicas.

Segurança da Informação

Entendemos como informação todo o conteúdo ou dado valioso para os nossos colaboradores e ao Grupo Marista. Assim, atuamos para proteger nossa informação com a intenção de preservar nossos respectivos valores e também em atendimento às legislações vigentes.

Riscos Estratégicos

Realizamos atividades coordenadas para identificar eventos internos ou externos em potencial, capazes de impactar nossa missão, a fim de administrá-los de modo a mantê-los compatíveis com a expectativa dos nossos gestores, possibilitando garantia razoável do cumprimento de nossos objetivos estratégicos.

Colaboradores

Atuamos junto a toda pessoa física que mantenha vínculo conosco (Grupo Marista) e nos represente ou produza atos em nosso nome, seja como irmão marista, empregado, preposto ou estagiário, a fim de apoiar na execução das atividades conforme nossos valores e diretrizes éticas.

Leis, Regulamentos e Diretrizes

Seguimos a Legislação, atos normativos nacionais, diretrizes globais do Instituto Marista e políticas internas do Grupo Marista.

Clientes e Fornecedores

Pessoas que nos relacionamos e, assim como nossos colaboradores, informamos sobre nosso Programa de Compliance e nossos canais de comunicação, bem como, formalizamos o consentimento deles a atuarem conforme nossos valores e diretrizes éticas.

Frentes de Missão

Atuamos junto às nossas “unidades de negócio”, internamente denominadas Frentes de Missão, sendo elas: Educação Básica, Educação Superior, Saúde e Editorial/Parque Gráfico (mais detalhes em nosso site Institucional).

Corporativo e Assessorias

Apoiamos as atividades relacionadas às nossas áreas corporativas e assessorias da presidência do Grupo Marista.

Controles Internos

São todos os métodos e medidas coordenadas que aplicamos para proteger nossos bens, conferir a exatidão e a fidelidade de nossos dados contábeis, promovendo a eficiência dos nossos processos.

Previous slide
Next slide

O que deseja fazer?

Compliance News

Confira tudo que acontece por aqui

Palavra da Liderança

Canal Integridade

Conteúdos que trazem conhecimento e inspiração

Perguntas Frequentes

A Campanha Defenda-se, desenvolvida pelo Centro Marista de Defesa da Infância desde 2014, promove a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de uma série de vídeos educativos com linguagem acessível, amigável e preventiva. As histórias apresentam situações do dia a dia em que meninos e meninas têm condições reais de agir preventivamente para sua autodefesa, especialmente pelo reconhecimento dos seus direitos sexuais e de estratégias que dificultam a ação dos agressores. Para saber mais, acesse defenda-se.com.

O “Ok, Hercules” é a série de vídeos, elaborados pela DARC, para apoiar na disseminação de conhecimento a todos os nossos colaboradores, parceiros e clientes (alunos, pacientes etc.). Seu nome é uma analogia ao “ok, Google” utilizado pelas pessoas que possuem celular Android com o assistente da Google.

Nós do Grupo Marista entendemos que nossas ações são integradas. Assim, representamos nossos pilares dentro da nossa roda de valores, incluindo tanto as ações de governança, como as ações de cada área que permeia nossa Instituição. Veja mais detalhes na página inicial do Portal de Integridade Marista.

Nosso Código de Conduta Marista é o documento que formaliza nossa missão, princípios e valores institucionais. Somos uma instituição que atua com foco no ser humano. Por isso, um instrumento balizador das relações diárias é esse Código de Conduta, que ganha especial importância ao apontar caminhos para a convivência harmoniosa, ética, produtiva, transparente e motivadora das transformações positivas que buscamos, em nossos ambientes de trabalho e na sociedade, sobretudo, para a proteção das crianças e dos jovens.

Essa funcionalidade do nosso Portal de Integridade Marista tem o propósito de lhe apoiar em eventuais dúvidas do dia a dia que não puderam ser sanadas com nossas diretrizes institucionais. Quando você adiciona uma dúvida, para lhe darmos uma resposta, analisamos o contexto e consultamos nossos documentos (Código de Conduta, políticas e procedimentos) além de alinharmos essa dúvida com as demais áreas de apoio institucional (ex: Jurídico, Desenvolvimento Humano Organizacional, entre outras).

A palavra Compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido. Para nós do Grupo Marista, estar em compliance é mais do que estarmos de acordo com as leis. É estar também de acordo com nossos valores.